logo

sexta-feira, 20 de Novembro de 2020

No âmbito de um processo de restruturação e reafirmação da sua imagem, a COPS – Companhia Operacional de Segurança decidiu investir na renovação da sua identidade digital através de um novo Website, mais informativo, dinâmico e ativo.

O novo site mantém o mesmo domínio do anterior podendo então ser acedido através da mesma ligação, www.cops.pt. Contudo, apesar da ligação permanecer a mesma, o site em si apresenta inúmeras diferenças, tanto estéticas como funcionais, prezando a acessibilidade e rapidez.

Começando pelas diferenças a nível estético, o novo site começa por apresentar um layout mais moderno e acessível ao utilizador. Por outro lado, em busca da uniformidade e consistência, é possível reparar que as cores presentes no logotipo, o vermelho, o verde e o preto, foram transmutadas de forma equilibrada para diversas partes do site.

Estes aspetos estão logo todos bastante presentes no layout da página de Início, conforme se pode verificar através das imagens abaixo:

As cores do menu principal por exemplo, idênticas às cores presentes no logotipo, dão um aspeto uniforme à parte superior do site (logo e menu principal). Também o logotipo é uma das alterações que mais se destacam. Em vez do logotipo clássico da COPS, em baixo à esquerda, que conta com a forma de escudo, optou-se pela criação de um novo logotipo, em baixo à direita, apoiando-se este num design mais minimalista.

Logo clássico

Logo novo

Olhando agora para as diferenças nos aspetos mais funcionais, estas diferenças podem ser de imediato observadas por exemplo no conjunto de slides presentes no topo da página de Início. No slide representado na imagem ao lado, qualquer utilizador do site que tenha acedido a este apenas com o objetivo de se candidatar a uma vaga de trabalho na empresa, poderá facilmente fazê-lo clicando no botão “Saber mais” presente neste slide. 

Observamos ainda assim que a candidatura pode também ser enviada acedendo à página RECRUTAMENTO pela página CONTATOS.

 

Outro exemplo é também o grande número de ligações/botões dispersos, que permitem a um utilizador que esteja à procura de algo específico conseguir navegar de forma eficaz mediante um simples clique:

Para além de um layout relativamente moderno, funcional e direto, como foi já mencionado o Website procurará ser mais informativo, dinâmico e ativo.

Será mais informativo tendo o objetivo de se afirmar como sendo o canal principal da passagem de informação e notícias aos colaboradores e clientes. 

Dinâmico e ativo do ponto de vista da informação. Haverá uma frequência ativa de publicações de notícias no site e de passagem de informações importantes e também de outras menos importantes.

Contudo, o site será dinâmico e ativo também do ponto de vista de toda a estrutura, design e conteúdo. Este estará em constante desenvolvimento, evolução e contará com novas dinâmicas e transformações ao longo do tempo, sempre com vista a melhorar a experiência do utilizador. Neste âmbito, um dos pontos mais urgentes que terá de ser ainda mais aperfeiçoado é a questão da responsividade do site. De facto, a responsividade, ou seja, a capacidade do site de adaptar a sua estrutura perfeitamente a qualquer outro ecrã para além do tradicional de um computador,  a dispositivos móveis como tablets ou telemóveis, é crucial para poder tornar o site 100% acessível a todos e em qualquer lugar.